terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO


Atualmente está se alastrando o espaço que a informática vem ocupando na educação e na sociedade. Este é um grande desafio aos educadores, pois precisam discernir o espaço e a competência do uso do computador para construir e realizar os grandes objetivos da educação. O educador precisa conhecer, saber manusear, articular estas tecnologias em diferentes situações na sua prática pedagógica, para com isso atrair a atenção e o interesse do educando nas atividades propostas, gerando assim uma melhor construção do conhecimento através da pesquisa, da busca, da exploração destes recursos, das inúmeras informações. Vale ainda salientar, que neste sistema informativo, ressalva a necessidade de distinguir o que é positivo para a construção do conhecimento, daquilo que vem somente acumular informações.
Nesta perspectiva tecnológica, ocorre a necessidade do educador se empenhar ainda mais, e ainda engrenar-se num processo contínuo de formação, para uma melhor exploração da tecnologia computacional.
Não há possibilidades de uma evolução significativa na escola, se a mesma não acompanhar todo esse processo tecnológico em evidência.
Portanto, na perspectiva transformadora de uso do computador em educação, a atuação do professor não se limita a fornecer informações aos educandos, mas assumir a mediação, para que o educando possa construir seu conhecimento em um ambiente desafiador, em que o computador auxilia o educador a promover o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da determinação, iniciativa, criticidade, reflexão, ponto de vista, auto-estima e ampliação dos conhecimentos.

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